fbpx
O que é e o que não é produtividade

toda produtiva post

O que é e o que não é produtividade

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

o que é e o que não é produtividade

A produtividade é o resultado daquilo que se produz. Isto é, eu que sou empreendedora toda produtiva, quer dizer que tenho resultados da minha atividade de ser empreendedora criativa e digital.

Como a produtividade está relacionado com a rentabilidade, o primeiro pensamento normalmente é se ser produtivo é gerar resultados, então quanto mais eu produzir mais resultados eu terei.

Parece uma premissa válida. E ela não é. 

Primeiro, porque a produtividade está mais ligado com a eficiência em si de uma atividade do que a produção em si. É sobre produzir um resultado excepcionalmente bom do que produzir qualquer coisa em alta quantidade.

Segundo, porque somos seres humanos, de natureza não linear e duais. Ou seja, se eu trabalho 4 horas por dia e recebo 6.000 reais por mês. Então, se eu trabalhar 8 horas por dia, receberei 12.000 reais. #sqn

Não podemos afirmar qualquer relação direta entre a produtividade e o resultado financeiro, por exemplo.

dinheiro e produtividade

Na minha definição de produtividade é ser capaz de produzir e me divertir aproveitando o máximo do meu tempo. É sobre traduzir prioridades, valores e expectativas, em relação ao meu tempo disponível para que eu possa produzir. É sobre criação, diversão e ser humana ao mesmo tempo.

Não é sobre ser uma máquina de trabalhar. Não é sobre se matar de trabalhar. Não é sobre, a qualquer custo, forçar um resultado. Nenhuma dessas afirmações funcionam.

Na minha sincera opinião, essa é uma ideia romântica e escassa de que eu preciso sofrer, que eu preciso me matar para merecer uma boa recompensa do que eu estou fazendo.

Só que, quando vivemos o dia a dia na mentalidade da escassez, do que falta, geramos mais escassez e mais falta. Porque nossa vida é um reflexo do que verdadeiramente somos.

Sabe aquelas pessoas que têm muito dinheiro e ainda assim são pobres?

É o mesmo com tempo. Para mim, aquelas pessoas que vivem dizendo o quanto são ocupadas, o quanto a vida é difícil, é dura… são pessoas pobres de tempo.

Nós temos as mesmas 24 horas todos os dias. Se você não sabe da abundância que se dispõe para você nessas 24 horas todos os dias, então o problema não é o tempo em si, é a sua pobreza.

A produtividade integral

Eu vejo esse meu jeito de lidar com o tempo e com a produtividade como se fosse uma produtividade integral. Em que a produtividade é uma forma de se conectar com a abundância de tempo para que você aproveite o máximo dele e se divirta bastante.

É literalmente usar seu tempo para o que realmente importa. É sobre equilibrar não somente resultados de trabalho e carreira, com a família, o estilo de vida, a criatividade, a saúde… É sobre ser humano integral todos os dias.

A vida não é só trabalho. É sobre viver a vida. E também por isso que eu falo em diversão. Porque, na minha visão de mundo, a diversão é um índice de quão vivendo de verdade meus dias. A alegria é o maior indício de viver a vida. Ela é a melhor bússola de o que você está fazendo é o caminho certo.

Meu mantra é simples: não é porque o assunto é sério que ele não pode ser divertido. Pelo contrário, tudo pode ser divertido e sério.

Então, a forma em que eu me considero produtiva é sobre saber organizar minhas prioridades e meus desejos, com o espaço de tempo que eu tenho disponível para fazer as atividades. Isso vem seguido de planejamento. Quanto mais eu planejo, mais eu me liberto.

Ter o hábito de planejar me ajuda a:

  • dar claridade nas minhas prioridades
  • garantir que não estou me esquecendo de nada
  • decidir quanto tempo alocar em atividades diferentes
  • permitir proativamente como realizar o mais importante a tempo
  • ser mais ágil porque tem mais senso de trocas e pode rapidamente avaliar a viabilidade de certas opções
  • aumentar o meu senso de ordem, controle e espaço
  • encorajar a ter expectativas reais de mim mesma
  • empoderar para explicar aos outros que você não pode pegar mais atividades a não ser que corte algo da minha lista

Planejar não é sobre:

  • garantir que tudo saia perfeitamente
  • fazer que meu trabalho se encaixe no que deseje
  • eliminar todos os obstáculos inesperados
  • abdicar de mim a responsabilidade de fazer ajustes.

A produtividade e o mindfulness

O mindfulness é um estado de atenção focada. É literalmente o foco propriamente dito. Em que você se concentra em executar cada coisa com o máximo da sua atenção para ela.

Para mim, a produtividade, ou a forma de gerar os melhores resultados, está ligado mais com a minha capacidade de estar presente na execução das tarefas.

Quanto mais eu dou atenção focada, quanto mais eu me dedico de coração para aquela tarefa, mais eu tenho um resultado extraordinário.

Repare mais uma vez, que eu não disse que é sobre se matar para ter o resultado. É sobre organizar, planejar, ser alegre, ter prioridades e colocar sua atenção e coração no que está fazendo.

Para mim, essa é a minha definição real de produtividade. E para você, qual é a sua definição e prática de ser produtiva?

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *