fbpx
O que é a produtividade (real) em 05 passos

toda produtiva post

O que é a produtividade (real) em 05 passos

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

A produtividade nada mais é, na sua pura forma, que a sua capacidade de produzir. 

Produzir o que? O que realmente importa para você.

Ser produtiva não é sobre ser uma máquina de produzir algum tipo de trabalho. Não é sobre trabalhar duro, nem sobre ser mais rápido ou se matar para caber mais coisas na sua agenda.

Acredito que essa é a parte que mais tem pegadinha. Porque, quando pensamos em produtividade, por exemplo, de um produto físico, quanto maior a produtividade, mais produtos físicos teremos e melhor será.

Mas quando falamos em produtividade para seres humanos, ou sendo mais específica aqui para empreendedoras e criativas, encher a agenda de coisas para fazer, ou se atolar de trabalho, ou trabalhar duro, não necessariamente leva a um aumento de resultados que desejamos.

Porque somos seres humanos e naturalmente temos um comportamento não linear. Ou seja, eu quero dizer que um aumento de trabalho ou de produtividade não quer dizer que vai haver um aumento de retorno financeiro ou de resultados.

Eu já estive ai um dia… eu pensava que se eu trabalhasse mais, se não parasse, se minha bunda fosse cada vez mais quadrada, se eu dormisse menos, se eu otimizasse o tempo do meu almoço, eu teria mais resultados e com isso eu teria mais dinheiro também.

Isso não foi verdade. Pelo contrário, quanto mais eu lutava para ser “produtiva”, mais ferrada eu ficava. E eu descobri que a produtividade não era sobre trabalhar mais, era sobre trabalhar melhor.

Então, eu vou te mostrar os meus 05 passos que eu uso para ser mais produtiva e ser humana ao mesmo tempo.

Passo #01 ::: A primeira pergunta é: o que é realmente importante na sua vida?

Para me ajudar a olhar para um todo na minha vida, eu separo todo o espectro da minha vida em áreas mais relevantes.

É comum ter mais do que uma área da vida com importância relevante. Escolha somente o que faz sentido para você, o que não fizer, deixe ir embora.

Eu separo as áreas da minha vida em :::

  • estilo de vida – trabalho, negócio, carreira, dinheiro, casa, bens, estilo, roupas, móveis, presentes, recursos, viagens…
  • bem estar –  corpo, saúde, cura, forma, descanso, sensualidade, exercícios, sexo, movimento, comida, nutrição…
  • expressão –  criatividade, desenvolvimento, aprendizado, interesses, hobbies, educação, habilidades, inteligência…
  • comunidade –   relacionamentos, sociedade, romance, parceiro, amizades, família, colegas, causas, vizinhos, colaboração…
  • espiritualidade –  espiritualidade, alma, meditação, práticas, intuição, fé…

Passo #02 ::: Não julgue as suas importâncias nem prioridades.

Não existe um modelo ideal do que deveria ser prioridade ou importante para você. Escolha o que somente faz sentido para você e está tudo bem.

É perfeitamente comum você ter uma prioridade em uma área e começar a se julgar. Por exemplo, já teve algumas clientes minhas que falavam assim: a minha área de expressão é muito importante para mim, mas a comunidade (porque tem a minha família) deveria ser a minha prioridade não é mesmo?

Não necessariamente… colocar em ordem de prioridade não quer dizer que um mais ou menos importante, ou que você ama mais ou menos, do que outra. Só significa que seu foco é agora naquela área porque você tem um desejo de mudança ou de crescimento nele.

Não julgue seus sentimentos. Jamais.

Passo #03 ::: Coloque em ordem de prioridade

Pegue tudo, de todas as áreas da vida que são relevantes para você, e coloque em ordem do que é mais importante para você.

Ou seja, em cada área da vida, tem alguns aspectos que são importantes para você. Que é o que você fez no primeiro passo.

Agora, pegue tudo o que já é importante para você, independentemente da área e coloque em ordem de prioridade para você.

Eu faço primeiro as importâncias em áreas da vida somente para me ajudar a refletir do que realmente é importante para mim. Nesse passo eu misturo tudo porque não importa em que área a minha prioridade está, só importa o que é prioridade agora, seja de mudança ou de crescimento.

Passo #04 ::: Qual é o resultado que está buscando?

Eu gosto de analisar meus resultados a médio prazo e para a semana. Porque os dois sempre estão ligados, o resultado para a semana é de certa forma um pequeno passo para o resultado que eu busco a médio prazo.

No final dessa semana, o que você espera ter terminado?

Qual é o grande objetivo que está buscando?

Passo #05 ::: Alinhe as suas atividades com as suas prioridades e com o resultado desejado

Agora vem a hora de ser produtiva que é ser capaz de produzir o que realmente é importante para você.

Olhe para todas as atividades do seu dia a sua e alinhe com o que realmente é importante para você e que te leva para a realização dos seus resultados.

Isso é ser produtiva: realizar atividades que realmente vão te levar ao lugar que deseja. Sem se super comprometer com as pessoas ou com demais atividades.

Lembre-se sempre: todas as vezes que você fala sim para alguém ou para alguma ocasião, você está automaticamente dando um não para as atividades que te levarão para realizar seus resultados.

Não é sobre ser tempomaníaca. É sobre ser serena e fazer boas escolhas.

E você, como é a sua produtividade hoje? Você alinha as suas atividades todos os dias com os resultados que está buscando?

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *