Metas não funcionam e ponto.
O que mais me incomoda nas metas é que gera um sentimento de competitividade, entre você e você mesmo e também entre você e o mundo.
Sem contar que, se você olhar para as suas metas como algo que você quer ter e não tem, você continuará não tem tendo. Porque na geração do sentimento da falta, continuará manifestando a falta do assunto.
Eu sinto que metas me trazem competitividade porque é como se você tivesse que chegar em algum lugar, baseado nas histórias que te contam sobre você tem que ser o melhor, tem que crescer absurdamente sempre, tem que ter as melhores coisas… Isso, para mim, cheira competição.
Uma competição sem sentido e vazia.
Porque ela te coloca com um olhar para o futuro. Uma esperança de com aquela meta completa, você se sentirá completo, ou feliz, ou realizado.
Uma coisa é ter uma inspiração do futuro. Claro. Porque ele nos incentiva.
O paradoxo é se, o futuro não começa a acontecer agora, não tem futuro. Para sempre é a metáfora do agora.
Então, ao invés de definir metas, faça isso, comece pelo agora, pelo poder do agora.
Porque no final das contas, só existe o tempo presente. Só existe o aqui e o agora.
Se o agora não é empolgante, não é satisfeito, não é alegre, não tem futuro. O futuro é apenas uma esperança de ser algo.
Você já sabe e não custa lembrar mais uma vez: sentir esperança, gera esperança. Esperar que algo melhore, no sentido de esperar mesmo e não dá fé, você vai ficar eternamente esperando.
Ao invés de definir metas, viva o agora. Faça as pazes com o seu presente. Aprecie a sua vida como ela é. Faça disso um estilo de vida.
A única meta: me divertir.
Se você ainda ficar esperando para ser feliz, esperando para aproveitar a sua experiência de vida, esperando para ser alegre, você vai passar a sua vida toda esperando por ela.
Porque só existe o aqui e agora.
E o paradoxo consiste em ser agora. É ser para ter.
Se você é alegre hoje, um pouquinho a cada dia, mais alegria você gera.
Se você é abundante hoje, um pouquinho a cada dia, mais abundância você gera.
Entenda de uma vez por todas que você não está em busca do dinheiro em si, ou do carrão, ou da casona, ou do namorado perfeito. Você está em busca de como essas coisas irão te fazer sentir.
Porque, se você pensar bem, essa experiência de vida em que estamos aqui e agora, é sobre ter a experiência dela. Você tem a experiência do mundo com seus olhos, seus ouvidos, seus tatos, seu olfato, seu coração e tudo isso é interpretado primeiro pelo coração, depois pelo seu cérebro.
Sim, primeiro o coração. Ele é o órgão mais importante do seu sistema. Tudo é percebido por ele primeiro. É o sentimento primeiro.
Esses sentimentos irão gerar emoções, que gerarão pensamentos, que gerarão comportamentos, que gerarão ações.
Então, a base da sua experiência de vida são os seus sentimentos. É sobre como você quer se sentir todos os dias.
Ao invés de definir metas, saiba como quer se sentir todos os dias. Um pouquinho a cada dia, vira um tantão no final do ano.
Ao invés de definir metas, crie hábitos saudáveis que vão te fazer sentir da forma que gostaria. Desenvolva o sentimento e, pela lei, o que você quer vir deve vir.
Exemplos:
Como quer se sentir quando emagrecer?
Quero me sentir saudável.
Quais hábitos você pode desenvolver agora para se sentir saudável todos os dias?
Posso fazer 20 minutos de exercícios todos os dias. Posso comer X frutas e Y verduras todos os dias. Posso tomar um copo de suco verde todos os dias.
Como quer se sentir quando for milionária?
Quero me sentir financeiramente segura.
Quais hábitos você pode desenvolver agora para se sentir financeiramente segura agora?
Posso valorizar meu dinheiro, posso sentir rica e com muita apreciação pelo o que eu já tenho.
Fez sentido para você?
Resumindo…
Você não está em busca do objetivo em si, está na busca de como vai se sentir com esse objetivo. É sobre sentir a sua experiência de vida.
Não defina suas metas com base em um objetivo material, ou algo futuro. Defina suas metas como hábitos saudáveis que vão te fazer sentir o que gostaria todos os dias. É sobre sentir.
Porque, no pano de fundo, sentir da forma que quer se sentir, é sobre se sentir bem todos os dias. E você já sabe: se sentir bem todos os dias, gera mais bem estar cada vez mais.
E no se sentir bem, que todas as suas metas ou desejos serão realizados. Sacou o paradoxo?
E agora é com você, quais são os hábitos saudáveis que você vai desenvolver para se sentir da forma como gostaria?
Deixe uma resposta