
Quando eu voltei a desenhar e voltei a fazer designs, eu tive um grande bloqueio. Meus desenhos não ficavam perfeitos, não ficavam bonitos.
E todas as vezes em que eu pensava em desenhar, eu logo já me bloqueava e nem começava a desenhar.
Esse tipo de bloqueio eu chamo de paralisia de análise, a gente para de fazer alguma coisa analisando o que está faltando, o que pode ser feito… Nossa mente vagueia por todo o universo e não fazemos nada porque estamos paralisadas analisando alguma coisa.
Esse bloqueio específico era um bloqueio criativo porque eu não estava deixando a minha criatividade fluir ao analisar a ausência de perfeição no meu trabalho.
Quando eu percebi esse bloqueio criativo, já comecei a levantar formas de superá-los. O melhor antídoto para qualquer paralisia de análise é sempre a ação. Encontre uma forma de agir e a paralisia vai embora instantaneamente.
Como eu estava a fim de desenhar botânicos, me desafiei a observar mais a natureza de verdade do que desenhos que já existem sobre elas.
Então, eu comecei a olhar a natureza para que eu pudesse me inspirar e desenhar. Minha segunda intenção era mesclar ideias da natureza com o urbano. E comecei a fotografar.
A cada foto, eu comecei a observar a beleza que existe em tudo. Realmente a beleza está em tudo.
Cada flor é linda e única. De longe todas elas parecem perfeitas. E, quando você chega perto delas, elas são perfeitamente imperfeitas.
Cada uma tem sua imperfeição que é linda, é uma luz. É única.
Não existiam traços perfeitos. Não existia o foco perfeito.
Só que cada imperfeição era linda e trazia para cada uma delas um charme sem fim.
Isso tocou profundamente o meu coração. Não existe a perfeição. Cada uma com as suas imperfeições traziam a alegria da sua forma.
E assim eu acredito que é o nosso papel aqui nesse mundo. Cada um contribuindo com as suas imperfeições, com seus talentos e com as suas luzes.
Somos um grande ecossistema rico e maravilhoso. Basta olhar para a natureza e constatar o papel de cada um dentro dele.
Qual é a flor mais bela? Qual é o desenho mais perfeito? Qual é o melhor trabalho criativo?
Não existe o melhor. Existe cada um com seu papel, sua beleza, sua peculiaridade.
E com a mesma metáfora:
# não existe a melhor ideia de negócio, existe a ideia do seu jeito
# não existe o melhor trabalho criativo, existe o trabalho do seu jeito
Não existe o melhor. Existe o seu jeito.
Deixe uma resposta