fbpx

toda produtiva post

A grande diferença entre hábitos e metas (e como fazer da forma certa)

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

A grande diferença entre hábitos e metas

Na verdade, não existe uma diferença entre hábitos e metas. Existe um loop infinito entre os dois.

Hábitos saudáveis levam à realização automática das metas e ainda te deixa produtiva porque você gasta menos tempo com o que menos importa.

O que é um hábito?

Hábito é tudo o que você faz sem mesmo sem pensar. É uma ação automática e inconsciente.

Quando você escova os dentes pela manhã, mesmo sem pensar que precisa escovar os dentes, você tem o hábito de escovar seus dentes pela manhã.

A grande vantagem de se construir um hábito é justamente essa: você não pensa para fazer, daí você não perde seu precioso tempo em decisões.

O melhor exemplo aqui é a academia. Vamos imaginar que, assim como eu, você está querendo ter o hábito de ir para a academia. 

Se todos os dias você para, na hora de ir para a academia, e pensa se vai ou não; primeiro, você já perdeu essa batalha porque parou para pensar se vai ou não; segundo, já perdeu mais do seu precioso tempo porque ficou pensando e imaginando a decisão de ir ou não ir para a academia.

Só que hábitos não são coisas que criamos ou destruímos. Hábitos são como pensamentos, só podem ser substituídos. 

Então, você tinha o velho hábito de não ir para a academia e agora quer substituir por um de ir na academia. 

Seu corpo e a sua mente precisam identificar os benefícios desse novo hábito para que você consiga fazer essa troca. Se nem seu corpo, nem sua mente conseguem ver benefícios, então não há mudança. Porque se tem algo que seu corpo e sua mente adoram é a zona de conforto.

Em outras palavras, seu cérebro é um mimadão. Ele adora as coisas do jeito dele que estão agora.

Agora entra a meta…

O que são metas?

Metas são ações que fazem parte da realização de um objetivo. Se você tem um objetivo de emagrecer 20 kilos, então uma meta pode ser ir para a academia 20 minutos por dia.

A pior forma de se definir uma meta é dividindo o objetivo em partes. Por exemplo, quero emagrecer 01 kilo por semana.

Porque você não tem controle sobre esse resultado. Seu corpo é um sistema não linear, você não consegue controlar esse resultado.

Porém, você consegue controlar o resultado de ir todo dia para a academia 20 minutos por dia. Então, essa pode ser uma boa meta.

A melhor forma dessa meta ser cumprida é transformando-a em um hábito. Porque, como eu já te disse, todas as vezes que você pensar se vai ou não para a academia, você já perdeu.

O grande objetivo é ir para a academia sem pensar, de forma autiomática. Consegue sentir o resultado de ir de forma consistente para a academia todos os dias?

Isso mesmo… essa é a intenção.

Mas pode ser frustante simplesmente começar esse hábito porque ele está focado em um objetivo externo. Em se olhar no espelho e ver seu corpo em forma, ou como as pessoas vão te ver no peso ideal…

Focar seus objetivos no mundo externo é o maior erro que você pode cometer.

Como fazer metas cheias de alma?

Para que você consiga instalar novos hábitos ou definir metas que realmente você vai realizar, eu te convido a fazer metas cheias de alma.

As metas cheias de alma começam de dentro para fora e é por isso que elas funcionam.

Elas tiram o foco do seu mundo externo e focam no seu interior, que é o que realmente importa para você.

AO invés de ter uma meta de ir para a academia todos os dia 20 minutos por dia, eu te convido a ter a claridade de como quer se sentir indo para a academia todos os dias 20 minutos por dia.

O que o objetivo de emagrecer significa para você?

Como quer se sentir com o seu corpo ideal?

O que você pode fazer todos os dias para se sentir assim?

Veja que eu começo o processo de dentro para fora, de um lugar do que realmente importa para você.

No meu caso, eu queria emagrecer para me sentir cheia de energia, cheia de estamina. A gordura me incomodava porque ela era pesada, eu me sentia preguiçosa, como um monte mesmo. Um montinho de preguiça.

Esse era o significado do emagrecimento para mim.

O que eu poderia fazer todos os dias para me sentir cheia de energia era fazer exercícios. Então, eu tirei o foco de emarecer para me sentir cheia de energia.

Todas as vezes que eu ia para a academia, eu queria me sentir cheia de energia. Eu colocava uma música super empolgante, subia na esteira e corria e dançava.

Sentiu a minha diversão? Rssss

Eu deixei de lado a obrigação, ou o dever de ir para a academia. O roteiro invisível aqui é: você tem que fazer exercícios para emagrecer.

Eu dei um caguei bem grande para esse roteiro do mundo e foquei em me sentir bem, que nesse caso, era a minha forma de me sentir cheia de energia.

Essa foi a forma que consegui criar o hábito saudável de ir para a academia.

Concluindo, fazer metas cheias de alma me ajudou a criar um hábito saudável. E vice versa, ou um loop infinito. Metas cheias de alma criam hábitos saudáveis. Hábitos saudáveis criam metas cheias de alma.

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *