
Meditar é o hábito mais saudável que eu desenvolvi nos últimos 3 anos. Eu acreditava que era uma perda de tempo, eu não queria perder meu tempo com isso porque eu tinha que trabalhar.
Eu tive muita resistência para começar a meditar como deu para perceber. Eu comecei aos poucos, sem entender muito bem do que se tratava.
E me apaixonei quando fiz a especialização em hipnoterapia. A hipnose é um tipo de meditação também. Vou te explicar aos detalhes mais abaixo.
Depois que eu tive uma reviravolta na minha vida, passei por um período complexo, escuro e “sem saídas” é que eu aprendi o verdadeiro significado da meditação.
A partir daí, não fico um dia sem meditar e eu te garanto que depois que eu te contar tudo o que eu preciso, você também não vai ficar um dia sem.

A meditação é de qual religião?
Para começar, eu preciso te falar que meditar não é de religião alguma. Ela está completamente dissociada de qualquer tipo de religião.
Aqui, as minhas meditações são profundas e espiritualizadas, com foco no divino, em Deus, no Universo… ou na palavra que fizer mais sentido para você. Sem qualquer cunho religioso, apenas na Unidade Divina.

O que é meditação?
A meditação é o estado de plena atenção visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. Meditar é fechar a sua atenção para o mundo externo e colocar o foco em você. Não necessariamente é preciso fechar os olhos. Mas, ao fechar os olhos, você está fechando literalmente a sua atenção desse mundo externo e barulhento para focar a sua atenção somente em você.
Você pode meditar sentado, deitado, andando… não importa. Desde que se desligue do mundo externo e foque em você mesmo.
Por exemplo, quando você está andando e escutando uma música, colocando o foco nos seus pensamentos para você, você está meditando.
Quando você está rezando, com o foco para dentro de você, você também está meditando.
Quando você está escutando uma música e sonhando, você está meditando.
Meditar não é complexo e é bem provável que você já medite muito e sem ter a consciência de que estava meditando.

Meditação mindfulness
Mindfulness é traduzido por atenção focada. A meditação mindfulnes é uma meditação em que você foca no seu estado de presença. Por exemplo, você foca na sua respiração, sentindo o ar entrando, passando pela traquéia, chegando pelos seus pulmões, sentindo toda a energia entrando, depois o ar retorna, mais aquecido e saindo das suas narinas.
Outro exemplo de mindfulness é focar na sua boca. Sinta o contato da sua língua com o céu da boca, com cada um dos seus dentes. Sinta cada região da sua língua trazendo uma percepção diferente de sabor.
Esse estado de atenção focada, normalmente, no seu próprio corpo ou no seu ambiente é a meditação mindfulness.
Veja aqui também meus álbuns de meditações.

Meditação kundalini
A meditação kundalini é a meditação que foca na energia primária vital, que é chamada de kundalini. O propósito da meditação kundalini é canalizar a sua energia e se liberar do stress e dos comportamentos automáticos do dia a dia.
Ela traz como benefícios: alívio de stress, aumento da consciência do seu corpo, melhora da concentração, fortalecimento do sistema nervoso e também da atenção focada.
O significado da palavra kundalini quer dizer cobra torcida, que acredita-se ser o formato da própria energia kundalini que está na base da sua espinha dorsal. Portanto, ao realizar uma meditação kundalini, essa energia é acordada, liberada e purificada.
Esse processo de liberação da energia kundalini a partir do seu corpo tem o objetivo de criar um sistema de comunicação entre seu corpo e sua alma para aliviar problemas mentais, espirituais e físicos.
Essa meditação kundalini consiste em trazer a sua consciência, através da conexão com a sua respiração.

Meditação guiada
A própria hipnose é um tipo de meditação guiada. A meditação guiada é toda aquela em que existe um áudio te guiando. Na hipnose, o grande objetivo é a cura de eventos emocionais através de metáforas induzidas. Ou seja, você é levada ao seu local de dor para que, com a consciência que possui agora, seja observadora do seu próprio evento de trauma para que possa tomar uma nova consciência dele e ressignificá-lo.
Como eu disse, qualquer áudio que você escute, que você coloca seu foco para dentro de você e que existe uma voz guiando seus pensamentos é uma meditação guiada.

Meditação simples
Como eu te disse na introdução desse artigo, o simples fato de você trazer a sua atenção focada em você mesmo é uma meditação. A forma mais simples de meditação é, portanto, fechar seus próprios olhos e focar no seu interior.
Essa é a forma de meditação que eu mais gosto e a que eu faço todos os dias.
Normalmente eu coloco um áudio de natureza e entro no fluxo. Simples assim. Com o foco de esvaziar a minha mente e me permitir a conectar com quem eu realmente sou.

O papel da meditação na lei da atração
Segundo a lei da atração, ou a lei do amor, diz que o semelhante é atraído para ele. Ou seja, tudo o que você tem na sua realidade é um reflexo do que você é. Onde você foca a sua atenção, você coloca momento até que isso se torne realidade para você.
O papel da meditação na lei da atração é de parar os pensamentos resistentes. Os pensamentos resistentes são todos aqueles que são opostos ao que você deseja.
>> Aproveita e baixa aqui o ebook da Lei da Atração para Empreendedoras
Então, ao meditar, você está parando o que não está funcionando na sua mente, ou nos seus sentimentos. Porque, ao meditar você está parando seus pensamentos, consequentemente, você está parando também os pensamentos resistentes.
Ao terminar sua meditação, você terá um estado vibracional muito maior que o estado antes de meditar. Porque, ao diminuir os seus pensamentos, você está naturalmente elevando a sua vibração. Quanto mais prática você tem, menos pensamentos resistentes você terá e você estará vibrando em altíssimos níveis.
Com a prática, você vai notar um momento muito interessante. Durante a meditação, quando estiver em um estado profundo de meditação, você não sentirá por completo seus membros, suas mãos, seus pés… Todos eles parecerão ser UM só. Esse é o estado de união com o Universo. Você é Um com o Todo. Você é Um com o Universo.
Depois desse estágio, você vai sentir como se fosse pequenos estalos. Em que esse estalo é a ausência por completo de pensamento. É o Estado de Ponto Zero. Nesse estado não há pensamentos. Há uma conexão completa e profunda com o Universo.
Portanto, além de parar seus pensamentos resistentes, você terá uma conexão com Tudo que há e, consequentemente, terá aumentado a sua vibração.

O papel dos mantras na meditação
Principalmente, quando você está começando o seu hábito de meditar, usar mantras pode ser uma ótima solução para você. Um mantra é uma palavra que você escolhe para repetir frequentemente ao longo da meditação.
Ao focar na expressão verbal do mantra, você estará focando na meditação, você estará usando a sua voz como um instrumento da sua própria mente, isto é, está usando um som poderoso para que você possa entrar em um estado profundo de meditação. Então, se você tem dificuldade em concentração para meditar, usar os mantras ao longo da meditação vai te ajudar a se concentrar mais e vai te levar a um estado profundo de meditação.
Cada mantra também tem o seu significado. Portanto, além de ajudar na concentração, ele também está te ajudando e evocar esse significado para a sua vida.
Por exemplo, um ótimo mantra é o Sat Nam. Esse mantra significa “Eu sou a verdade”. Então, você pode fechar seus olhos e falar Sat Nam seguindo o ritmo da sua respiração.

Passo a passo para começar a meditar
Qualquer um pode meditar, basta ter a intenção. Aliás, o começo de tudo é a intenção. E a minha intenção aqui é te mostrar o quanto é simples começar a meditar.
Primeiro, tenha o seu tempo de meditação. Lembrando que não é sobre ser rígida. É sobre ter uma orientação, um compromisso.
Na hora que você escolheu para meditar, sente, feche os olhos e medite. Não pense para começar.
Não é sobre ser perfeito, no local perfeito, na posição perfeita. É sobre fechar os olhos e esvaziar a mente.
E quando terminar a sua meditação, lembre-se de finalizá-la com o seu puro sentimento de amor. Porque, quando você está meditando, não é sobre escutar algo, ou fazer algo acontecer, é sobre entrar no fluxo. E quando você se permite entrar no fluxo, você está em alta frequência, que é a frequência natural de quem você realmente é. Puro amor.

Apenas medite
O que mais me ajudou a parar para meditar foi entender o real porquê de meditar. E eu estou falando aqui na perspectiva da meditação com a lei da atração, que é o meu estilo de vida. É sobre me alinhar mais e me permitir a receber mais.
É sobre me permitir a viver a minha vida em alegria, todos os dias.
Quando eu tenho essa clareza do que eu quero fazer, então eu me permito a meditar.
Nos dias que eu não medito, eu sinto meus pensamentos mais alvoroçados, alguns dias eu fico mais irritada.
Para mim, meditar é como escovar os dentes. Não dá para ficar sem e a falta dela é muito bem notada.
Sem contar que a minha vida se tornou mais leve, mais tranquila, cheia de paz e alegria.
Porque você está aqui nessa experiência de vida para ser feliz, para realizar seus sonhos, para ser alegre. E tudo isso começa na sua abertura para receber.
A meditação pode ser o seu primeiro passo.
Deixe uma resposta