fbpx
O que é empreender e como dá para começar sem dinheiro?

empreendendo com alma post

O que é empreender e como dá para começar sem dinheiro?

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

o que é empreender e como você pode começar sem dinheiro

Empreender tem sido descrito como a “capacidade e disposição para desenvolver, organizar e gerenciar um empreendimento comercial, juntamente com qualquer um dos seus riscos, a fim de obter lucro”.

Ou seja, o empreendedorismo é o processo de se começar uma ideia embrionária até que ela seja validada, leia-se obtenha-se lucro de forma constante. A empresa nasce no instante que o modelo de negócios da ideia embrião dá certo e se repete, fornecendo lucro.

Nesse estágio de embrião da ideia, ao invés de chamar de empresas, elas são chamadas de startups. As startups vão trabalhar para constatar que sua ideia de negócios é realmente boa e que têm pessoas dispostas a pagar pelo seu produto.

Se sua ideia for muito nova, diferente, inovadora, pode ser uma boa ideia começar com pouco investimento, baixo risco, até que você realmente constate, em contato direto com seu cliente, que é uma boa ideia de verdade e que ela terá condições de fornecer o produto para o seu cliente e que ele estará disposto a pagar por ele.

O que é o espírito empreendedor?

O espírito ou mente empreendedora é uma entidade que tem a capacidade de encontrar e agir em oportunidades para traduzir invenções ou tecnologias em produtos e serviços: “O empreendedor é capaz de reconhecer o potencial comercial da invenção e organizar o capital, talento e outros recursos que giram uma invenção em uma inovação comercialmente viável “. O termo “Empreendedorismo” também captura atividades inovadoras por parte de empresas estabelecidas, além de atividades similares por parte de novos negócios.

Traduzindo na minha linguagem: ser empreendedora é fazer diferente.

Empreender pode também ser visto como um padrão de comportamento, um padrão de pensamentos, de hábitos. Ou seja, você pode não ter nascido empreendedora e isso não te impede de aprender a ser uma.

O que eu quero te dizer aqui é que o termo empreendedorismo é muito amplo e que você não deveria se limitar esse termo ou a ele. Empreender não é somente abrir uma empresa. É sobre pensar diferente, é sobre trazer inovação que faça diferença na vida das pessoas.

Por que empreender com alma?

Empreender com alma é sobre entender seu cliente de corpo e alma. É ter a empatia para entender as suas dores para que eu possa ajudá-lo com o que eu tenho de melhor.

Se olharmos para o funcionamento da sociedade como um todo, nós formamos um grande ecossistema, em que cada um tem seu papel. Nós não conseguimos ser bons em tudo e em todas as áreas da nossa vida. Então, se olharmos de uma forma macro, no nível horizontal, de ser humano para ser humano, cada um de nós tem algo para oferecer, para ajudar o outro.

Cada um pode oferecer o que sabe, o que tem e o que faz de melhor para completar a vida do outro, para torná-la mais fácil, mais prática.

Não importa qual a sua atividade, ou o seu produto. Porque não se trata de rótulos. O objetivo é resolver o problema do seu cliente.

É sobre servir uns aos outros com o melhor que a gente tem. E servir é sobre trabalhar em favor de, é se encarregar de uma determinada atividade.

Como começar a empreender sem dinheiro?

O maior mito que existe e que é uma paralisia de análise, ou seja, que você fica acreditando nesse mito e deixa de agir por dar tanta força para ele.

Eu preciso de dinheiro para fazer mais dinheiro.

Você não precisa de dinheiro para começar qualquer negócio. Você não precisa de dinheiro para fazer mais dinheiro.

Como eu te falei no início do post, a definição de empreendedorismo é desenvolver uma ideia de negócio, é começar uma ideia de negócio.

E para ser muito sincera, é interessante que você não tenha muito dinheiro para começar. Porque dessa forma, você pode começar a empreender pequeno e devagar até encontrar a melhor versão da sua ideia.

Um fato muito comum ao começar uma ideia de negócios é ACHAR que sabemos a melhor solução para o nosso cliente. E achar é muito diferente de ser a realidade. Então, pode ser que você comece seu negócio pensando em resolver uma dor do seu cliente que, na verdade, pode não ser tão doloroso assim ou pode não ser a solução que ele busca.

Se você investir demais sem ter a constatação do seu cliente, pode ser que você invista no lugar errado.

A sua melhor ideia de negócios está no meio do caminho entre o que você tem a oferecer e que o seu cliente está disposto a pagar.

Você começa com o mínimo possível, conforme for entrando dinheiro, você vai reinvestindo no seu negócio. Mesmo porque, se não está entrando dinheiro no seu negócio, você tem apenas um hobby.

E a melhor forma para começar a empreender, mesmo sem dinheiro, é através da criatividade.

criatividade == CRIA ++ ATIVIDADE

Veja a própria composição da palavra cria atividade, você está criando uma atividade para receber dinheiro.

Quantas vezes você foi no shopping e viu alguma ideia bizarra e disse: nossa, esse povo é criativo demais? Olha só o que fazem para ganhar dinheiro…

Essa é a resposta para começar com o mínimo possível. Ser criativo. Principalmente onde ninguém vê uma solução.

Basta você querer de coração a entender e a ajudar o seu cliente. Entendendo as dores que as pessoas têm é a maior fonte de ideias embrionárias de negócios.

E a pergunta que não quer calar é:::

Qual é a menor parte da sua ideia que você consegue começar agora?

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que é empreender e como dá para começar sem dinheiro?”

Elinelde Barbosa

Foi através dos seus vídeos e posts sobre brigadeiros, que me apaixonei pela confeitaria. Descobri sabores e testuras que jamais imaginava conhecer, assistia todos os seus vídeos, quero muito adquirir seu livro sobre confeitaria.

Me de essa chance, seus doces me ajudaram a me levantar da depressão. Quando perdi o prazer pela vida.

Carol Tomazetti

Obrigada Elinelde pelo carinho. Mas como eu disse no vídeo, eu não tenho mais nada do blog, infelizmente.
Os recursos que tenho estão na descrição do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GT5I0rSgJIg