fbpx
Como fazer um detox digital?

desenvolvimento pessoal post

Como fazer um detox digital?

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

Como fazer um detox digital?

Não sei se você reparou, mas aqui no meu blog não tem link das minhas redes sociais. E sabe por quê? Porque eu parei de fazer postagens nelas. Faço de forma bem randômica e aleatória.

Só posto quando dá vontade mesmo.

E tudo isso começou com uma grande vontade que bateu no meu peito para parar de olhar e perder meu tempo nas redes sociais.

Eu nunca fui muito fã de redes sociais. Sempre achei, de certa forma, superficial e volátil. Mas é só uma forma minha de ser.

Prefiro escrever textos por aqui e deixar sempre disponível para quem quer ver. Cada dia mais, as redes sociais foram parecendo só uma forma de passar o tempo, da pior forma possível. 

Eu abria o Instagram, por exemplo, e ficava um bom tempo vendo nada. Porque eu não aprendia nada, tudo o que eu via era volátil, ou seja, em questão de segundos já tinha me esquecido.

Tudo isso piorou quando comecei a perceber que eu olhava demais o celular perto do meu filho. Eu não estava me sentindo muito bem com essa situação.

Eu optei por uma vida digital justamente para poder ficar bem perto dele. E o celular estava sendo uma grande barreira entre nós dois. Eu decidi então eliminar o celular sempre que estivesse perto dele.

Tirando o celular, me deu mais vontade ainda de parar de trabalhar com as redes sociais. E eu sei que meu negócio digital não precisa de redes sociais para funcionar.

O que eu mais digo é: escolha um canal de comunicação e seja mestre nele. É assim que se faz acontecer. Não é tentando estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo, trabalhando sozinha.

Eu escolhi o Google, através dos posts e do Pinterest. Os dois são mecanismos de busca. Ou seja, estrategicamente eu também estou trabalhando para que as pessoas interessadas no meu conteúdo dê de cara com eles na hora certa, porque elas já estão procurando por isso.

Voltando ao detox… eu vou te contar aqui o meu passo a passo para me desconectar no digital, fazendo um detox digital, para que você também seja feliz bem longe do seu celular:

#01 Clareza de objetivo

Quando temos clareza das nossas ações, tudo se torna mais fácil.

Por quais motivos você quer fazer um detox digital?

Quando você tem porquês suficientes, você dá um jeito de fazer acontecer.

#02 Aumente a necessidade

Se já está claro para você o porquê que quer seu detox digital, aumente a necessidade do detox.

Existem duas formas de se fazer isso: pela dor ou pelo prazer.

Normalmente, nós funcionamos melhor pela dor. Encontre a sua dor e faça doer mais.

A minha dor era ficar mais próximo e com presença do meu filho. Ele é um bebêzão, o tempo está passando rápido e eu quero aproveitar o máximo da presença dele.

Para aumentar a necessidade, eu imaginava os piores cenários se eu perdesse o crescimento dele, o ciclo de aprendizagem. Eu estou aqui para isso: e eu ia perder isso tudo para ficar vendo fotinhas de falsa perfeição no instagram?

Sacou?

#03 Desabilite todas as notificações do seu celular

Desativar as notificações do celular é libertador. Você pára de ver o whatsapp toda hora que alguém dá um espirro lá.

Eu gosto de olhar uma vez por hora, pois tenho clientes por lá também. Mas quando noto que as conversas são aleatórias, eu me liberto para responder quando estiver a fim.

Faço o mesmo com ligações, atendo aquelas que eu quero.

Não é porque alguém está te ligando que você tem que atender na hora. O tempo é seu e é você que manda nele.

Se eu estou em um meio de trabalho, seja criativo ou de produção, não atendo mesmo o telefone. Quando eu estiver tranquila, daí eu retorno.

#04 Deixe seguir tudo que não te interessa

Fazer uma faxina de seguidores foi uma das melhores coisas que já fiz. Deixe de seguir tudo o que não faz mais sentido para você. 

Sabe aqueles perfis que você nem sabe porque começou a seguir mesmo? Deixe de seguir todo mundo.

Eu sigo pouquíssimas pessoas hoje, na maioria família. Eu me limitei no máximo de 100 seguidores. Além do mais, o feed fica curto. Daí, nem se você quiser, você vai passar muito tempo lá.

#05 Delete os aplicativos que não usa mais

Não tenha medo de deletar um app que você instalou porque achou que ia ser útil e nunca usou.

A regra é clara: app que nunca foi usado, vai para o lixo.

Olhe para todos e elimine o que não usa ou usa muito pouco. Se tem mais de um mês que eu não uso, eu elimino todos.

Até os apps de produtividade eu eliminei todos da minha vida. Hoje eu faço toda a minha produtividade analógica. Old school mesmo. 

#06 Mude o hábito

Eu sei que tem horas que estamos a toa (sabe aquela hora sagrada de todo dia no trono?). Ao invés de ficar acessando as redes sociais, mude o hábito para abrir o Kindle. Lindo e inteligente.

Procure por livros de consumo rápido e fácil, nada que você precise parar para fazer notas e estudar. 

Daí, sempre que estiver na hora sagrada ou em filas, é só abrir o Kindle. Leio muitos livros por mês só por essa simples estratégia.

Bom, essas são minhas dicas que eu ando seguindo por aqui para fazer meu detox digital. Em busca de uma vida mais real do que uma vida digital. Viver cada momento no mundo real.

Além de mais presença nos meus dias, mais atenção para meu filho, aumento de criatividade, aumento de produtividade, eu também tive alguns ganhos bem interessantes por para com as redes sociais.

Eu parei com a comparação automática com a vida alheia. Quanto menos eu vejo a vida ou o negócio das outras pessoas, mais eu vivo a minha originalmente. Isso também me leva ao sentimento de menos competitividade, que é maravilhoso.

Eu também perdi o medo de perder. Como se eu precisasse ver o que está acontecendo e se eu não olhasse nas redes sociais, estaria perdendo o que está acontecendo por aí e o que as outras pessoas estão fazendo. Ou seja, menos medos e menos competitividade.

Isso me levou mais uma vez a viver a minha vida real, ou seja realidade ao cubo, vivendo o momento. Agora.

Agora me conta, você já começou o seu detox digital? Quais foram os seus maiores ganhos?

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *