fbpx
Por que definir metas não funciona?

toda produtiva post

Por que definir metas não funciona?

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

por que definir metas não funciona

Quantas vezes você definiu as suas metas e não funcionou?

Quantas vezes você visualizou grandes sonhos e depois ele ficou perdido pelo caminho?

Quantas vezes você procurou por informações para definir metas e não testou se elas funcionavam para mim?

Para mim, existe um paradoxo com as metas:

  • primeiro, você não tem controle sobre o “como” realizar seus sonhos. Nós não temos controle sobre tudo o que acontece em nossa vida. Temos controle dos nossos desejos, dos nossos pensamentos, das nossas ações. Mas não conseguimos controlar os resultados que temos, apenas como reagimos a eles.
  • segundo, pode acontecer de você realizar suas metas e, mesmo assim, não se sentir completa ou satisfeita com o resultado.

O que eu quero dizer é: definir metas para forçar o resultado que quer ou acreditando que ao chegar nesse resultado você se sentirá bem não funciona.

Como definir metas da forma certa?

Para te contar como definir as suas metas da forma certa, eu preciso falar de um exemplo para me explicar melhor. Porque, para mim, a parte mais importante de definir metas que ninguém leva em consideração é a satisfação do resultado em si.

Quantas vezes você fez alguma coisa pensando que ia se sentir bem com isso e não foi bem o que aconteceu?

Por exemplo, as pessoas adoram colocar culpa no tempo e no dinheiro para tudo. Essas pessoas adoram dizer:

Eu não sou feliz porque eu preciso ser milionária.

Eu não sou feliz porque eu preciso trocar de carro.

Eu não vivo de tal forma porque eu não tenho o tanto de dinheiro que gostaria.

Falta algo na minha vida porque eu não tenho dinheiro.

Existe esse véu de ilusão de que, quando tiver dinheiro, todos os problemas da sua vida serão resolvidos.

Eu te pergunto: quantas pessoas que você já conheceu ou ouviu falar que tinham tudo o que queria, eram super ricas, e mesmo assim não eram felizes?

É como se faltasse alguma coisa para elas. Já ouviu?

Eu já. E meu único objetivo aqui é te apontar para o fato de que se alguém tem muito dinheiro e ainda assim não é super feliz é porque, talvez, o problema não seja realmente o dinheiro.

Você não está em busca dos objetivos em si.

Todas as vezes que você define uma meta, você não está em busca da meta em si. Você está buscando a forma em que essa meta vai te fazer sentir.

No exemplo do dinheiro, a pergunta poderosa é: como quer se sentir milionária?

Na maioria das vezes, as pessoas que querem ser milionárias, elas querem ter o estilo de que tem milhões, querem sentir segurança financeira. Não é sobre os milhões em si, mas o que ele pode te proporcionar. 

Como quer se sentir com o carro que tanto deseja?

Como você quer se sentir todos os dias?

Calma… vamos passo a passo!

Primeiro passo: não defina suas metas como parte do resultado que busca.

Não funciona definir metas como parte do resultado que você está buscando por dois motivos:

#01 Você não tem controle sobre os resultados.

Você pode até ter alguma falsa sensação de que controla algum resultado na sua vida, porém não é bem assim. Nós não conseguimos forçar o resultado que queremos.

Aliás, força gera força, da mesma forma que sofrimento gera sofrimento. E não é isso que queremos.

Queremos desenvolver um estilo de vida saudável que vai nos gerar sentimentos bons todos os dias porque é nesse ambiente que as coisas irão realmente acontecer.

#02 Você não tem controle de sistemas não lineares.

Vou usar o exemplo do peso para explicar isso melhor. Vamos imaginar que seu objetivo seja perder 20 quilos. Daí, definir perder 2 quilos por semana não funciona.

Simplesmente porque seu corpo é um sistema não linear. Por mais que você coma exatamente as mesmas coisas e faça os mesmos exercícios, você não pode garantir que vai perder os 2 quilos por semana.

Exemplos de metas que funcionam são: comer X gramas de verduras por dia, fazer Y minutos de tal exercício por dia… Porque essas ações você consegue garantir que consegue realizar.

Só que sua vida por completo é um sistema não linear. Então, definir metas baseadas em pedaços dos resultados não funcionam.

É sobre criar hábitos saudáveis que estão alinhados ao que você está buscando.

Não é sobre motivação

Veja que eu estou falando de formas de definir metas, eu não vou falar em motivação ou força de vontade porque você não precisa deles para conseguir o que você quer.

Simplesmente porque ter motivação ou força de vontade não é suficiente para chegar lá. Faz parte da equação, porém não é somente sobre “tenha motivação e tudo irá se realizar”. Isso é papo para quem não sabe o que está falando.

Eu não sei você, mas eu sempre me sentia super mal quando ouvia alguém falando que bastava ter motivação. Eu me sentia uma fraca, uma imprestável. E isso não é verdade.

Por isso que eu estou te mostrando o meu sistema que funciona. Se você tem um passo a passo que funciona, é só seguí-lo à risca do seu jeito que ele irá funcionar.

Segundo passo: você está em busca dos sentimentos que esse resultado vai te fazer sentir

Voltando ao exemplo do peso, eu não estou em busca de emagrecer 20 quilos em si. Estou em busca da forma em que pesar 20 quilos a menos irá me fazer sentir. Quero me sentir linda, poderosa, gostosa… você escolhe o sentimento que quiser.

IMPORTANTE: não julgue seus sentimentos. Está tudo certo querer se sentir da forma que deseja. Não existe um sentimento certo ou errado para se sentir.

A alma quer o que ela quer e está tudo bem.

No exemplo do um milhão de reais: como você quer se sentir com milhões na sua conta?

Eu quero me sentir poderosa, segura, ilimitada… 

Faz sentido para você?

E por que saber esses sentimentos são tão importantes?

Primeiro, quando você sabe qual sentimento você está buscando, você pode cultivá-los todos os dias. Ou seja, você não precisa esperar seu resultado chegar para se sentir bem. Você pode agora mesmo começar a se sentir da forma que busca.

Segundo, quando você cultiva esse sentimento todos os dias, você está co-criando a sua realidade. É sobre ser para ter. Não é o inverso.

Não é esperar ter um milhão de reais para se sentir abundante. É sobre ser abundante todos os dias para ter um milhão de reais.

O que eu quero dizer é que se sentir da forma que gostaria é a melhor forma e a mais natural de manifestação que existe. Porque você está cultivando seus sentimentos todos os dias e ainda está aproveitando a jornada.

A jornada é tão importante quanto o destino final. Se a jornada não está alegre, não está boa, não está boa, não tem jornada. Sem jornada, sem sonhos realizados.

Terceiro passo: apenas comece

Eu sei que na onda da empolgação a gente se perde e começa a colocar metas maiores do que temos hoje. E colocar metas grandes pode ser um passo para o caminho da frustração.

O primeiro passo para qualquer tipo de mudança é apenas começar. Começar antes de estar pronto, começar antes de ter tudo favoravel, começar antes de saber muito… simplesmente começar.

Tem dois meses que eu voltei a correr. A minha meta era simplesmente ir para a academia. Ponto. Essa era a base da minha meta.

Depois, a minha meta era andar 20 minutos. Eu queria mesmo era correr. Mas andar estava suficiente. A meta era ficar na academia por 20 minutos.

Acontece que eu também sou um ser humano e todos os meus dias não são iguais. Alguns dias eu acordo com a macaca, outros sou um poço de preguiça, outros eu sou neutra… Independente de como eu estou, o objetivo é ir para a academia ficar 20 minutos.

Nos dias que eu estou a mil, com muita energia, eu corro os 20 minutos facilmente. Nos que eu não estou muito bem, eu apenas caminho. Veja o que eu construí: o hábito de ir para a academia. E para ser muito sincera, essa era a parte mais difícil.

Quarto passo: Coloque no calendário

Se não está no calendário, não é real.

Sim, você precisa de um calendário. Pode ser um planer, um caderno, o Google Agenda, qualquer app… mas você precisa de uma agenda.

Apenas coloque no calendário seu novo hábito e bloqueie esse tempo. Porque quando você faz desse tempo não negociável, ele se torna não negociável.

Agora, me conte nos comentários, como você define as suas metas? E também me conte o quanto o meu passo a passo foi útil para você definir a suas metas. 

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *