fbpx
Como fazer de 2019 o melhor ano da sua vida

desenvolvimento pessoal post

Como fazer de 2019 o melhor ano da sua vida

Carol Tomazetti
Escrito por Carol Tomazetti
baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

como fazer de 2019 o melhor ano da sua vida

Para fazer de 2019 o melhor ano da sua vida é preciso ver tudo o que já funciona e não funciona para você, e principalmente, o que funcionou e o que não funcionou para você em 2018.

Eu vou te mostrar aqui passo a passo o meu sistema para planejar os meus anos estrategicamente para a ação. Eu chamo de sistema e não é intenção minha nenhuma te assustar. É que eu sou nerd mesmo e faço sistemas porque eles são a forma mais eficiente para executar ações.

Para mim, que sou engenheira, sistema é uma forma provada de sequências de ações que funcionam. Simples. Poderoso.

Eu vou te mostrar como analisar para aproveitar o melhor de 2018 e depois te mostro meus sistemas para poder realizar de verdade meus sonhos. E ainda te mostro como transformar esses sistemas em hábitos.

Porque quando eu formo um hábito, as minhas realizações ficam automáticas. Funciona.

planejamento estratégico do ano de 2019

Quando começar o planejamento estratégico de 2019?

Não importa se ainda é 2018, ou se é janeiro, ou se é julho… Comece seu planejamento para que 2019 seja o melhor ano da sua vida agora.

O importante é começar a caminhar. O importante é dar o primeiro passo.

Veja aqui a minha meditação da caminhada da realização dos sonhos para te dar aquela energia e começar a dar o primeiro passo.

Veja aqui também como você pode dar o seu primeiro passo da realização dos sonhos. É um pequeno passo. E eu tenho certeza que você começará a sua mudança agora também.

Os planejadores de 2019 o melhor ano da sua vida

Eu fiz as duas versões desse planejamento para fazer de 2019 o melhor ano da sua vida. Porque na verdade mesmo, só você sabe o que é melhor para você.

Não é a sua mãe, seu pai, seu namorado(a)\esposo(a), amigos…. que sabem o que é melhor para você. Só você sabe o que é melhor para você.

Por isso, eu fiz um planejador, em formato digital e impresso, para que você possa encontrar o seu melhor caminho para fazer de 2019 o seu melhor ano.

Veja aqui a versão digital do planejador de 2019.

Veja aqui no Amazon a versão impressa do planejador de 2019.

2019 o melhor ano da sua vida ebook

O primeiro passo para começar o nosso planejamento será olhar para 2018 e constatar tudo o que você fez de bom, tudo o que funcionou e o que não funcionou. Porque uma coisa é imaginar e outra é constatar.

Imagine que você vai no shopping comprar uma roupa. Passando por uma loja de roupas, você vê uma roupa linda na vitrine. Dai, eu te pergunto:

Você corre e compra a roupa porque imagina que ela vai ficar boa? Ou você entra na loja e experimenta para constatar que ela realmente ficou boa?

O mesmo é para o seu planejamento. Você só sabe o que melhorar depois que constatar o que funcionou e o que não funcionou muito bem.

Então, nós vamos fazer uma retrospectiva de todas as suas áreas relevantes da sua vida em 2018.

analisando o melhor de 2018

Celebrando 2018

Nós só conseguimos definir novas expectativas depois que observarmos o que já funciona ou não.

É muito importante entender tudo o que funcionou e o que não funcionou, é sábio entender as lições e os aprendizados durante esse ano. Ao fazer essa celebração e deixar 2018 para trás, nós encontraremos paz e claridade.

Os nossos primeiros passos será olhar para tudo o que já aconteceu, com clareza e luz. Vamos entender o que você estava procurando e o que encontrou.

Você está aqui em uma missão. Para descobrir cada parte de você mesma. Para que você possa aprender mais com as suas ações do que já imaginou ser possível. Para encontrar a luz mesmo na caverna mais escura.

Em 2018, tudo aconteceu por uma razão. Algumas razões você pode não entender exatamente agora. E em outros tempos tudo estará bem fácil de se ver e compreender. Mesmo quando estiver difícil, não significa que não foi feito para acontecer assim. Está tudo acontecendo para te levar para onde você deve chegar.

Está tudo certo.

Você está ficando cada vez mais corajosa, profunda, sábia e maravilhosa.

Vamos celebrar e liberar 2018. E abrir espaço para mais chegar.

a sua definição de sucesso

A sua definição de sucesso

O que eu descobri que sucesso para mim não é apenas um termo, ou uma palavra por definição. Para mim, sucesso é um conjunto de fatores e, sendo mais específica, é quando eu consigo equilibrar todas as áreas da minha vida que são relevantes para mim.

E quando eu falo em todas as áreas de minha vida, não quero dizer que tenho uma vida perfeita. Nada disso.

Só estou dizendo que, eu tenho uma prioridade de áreas da minha vida, e que quando consigo equilibrar, balancear, melhorar, ir além em todas elas, eu sinto o meu sucesso.

Por isso que nós vamos celebrar 2018 olhando para cada área da sua vida. Aqui, eu trago para você 12 áreas da vida. Porém, se fizer sentido para você, você pode selecionar as que mais fazem sentido e focar somente nelas.

A pergunta sempre é: o que é melhor para você. O que seu coração indicar é o caminho certo.

Então, a pergunta poderosa aqui é: o que é sucesso para você?

Como é o sucesso para você?

Como você sente esse sucesso?

Como você vê seu sucesso?

Para mim, O sucesso não é apenas dinheiro. É o equilíbrio dos pilares da vida: bem estar, sabedoria, sonhos e doação.

Eu faço esse balanço das áreas da vida porque uma grande lição de 2016 que eu tive é que sucesso não era só dinheiro, ou só estilo de vida, ou só negócios.

Eu me encontrei na seguinte situação. Eu tinha o negócio que eu queria, super divertido e criativo, eu era livre para criar o que eu queria. Mas ele só trazia dinheiro, e eu era muito grata por isso. Porém, eu queria mais. Queria mais significado, queria mais espiritualidade, mais criatividade, queria uma saúde melhor, mais energia para realizar. E eu não conseguia me mover e não entendia o porquê.

Hoje eu entendo claramente: o que tinha me trago até lá, não ia me levar para onde eu queria ir.

Era preciso que eu me desenvolvesse para poder clarear novos caminhos. Desde então, eu fiz uma imersão de autoconhecimento e desenvolvimento, tanto é que hoje sou pós graduada em desenvolvimento humano e transformação pessoal, para que eu pudesse ir além.

o que você veio buscar aqui para o seu melhor ano de 2019

O que você veio buscar aqui?

Antes de começar, anote na primeira página do seu planner, ou em uma folha qualquer: em uma palavra, o que você veio buscar aqui.

O que você veio buscar aqui? Por quais motivos, resumidos em uma palavra, que você quer que 2019 seja o melhor ano da sua vida?

E cuidado: o que você procura, também está procurando por você.

Nós vamos começar a nossa celebração de cada parte da nossa vida em 2018.

Eu separei aqui 12 áreas da vida. Mas você pode selecionar apenas aquelas que fizerem sentido para você. O seu jeito é o jeito certo.

Por cada área, vamos visualizar tudo o que funcionou e o que não funcionou e vamos agradecer pelos aprendizados e pela experiência.

seus relacionamentos amorosos em 2018

Seus relacionamentos amorosos

O primeiro passo para celebrar 2018 é reconhecer tudo o que aconteceu de bom e não muito bom nos seus relacionamentos amorosos. É reconhecer a sua gratidão por todos os aspectos.

E quando eu digo relacionamentos amorosos, quero dizer o relacionamento seu com você mesmo, seu amor próprio e o seu com outras pessoas.

Em relacionamentos amorosos, primeiro vamos identificar como você interpreta o amor para você e sua vida. Depois, vamos identificar tudo o que teve de bom e do que não funcionou. Para que você possa agradecer e fazer mais e melhor do que já está funcionando e deixar o que não funciona tão bem.

O que relacionamentos amorosos para você?

O que é amor para você?

O que amar significa para você?

Como se parece o relacionamento amoroso ideal para você?

Como você se sentiu com os seus relacionamentos amorosos nesse ano?

Se você puder resumir em uma palavra os seus relacionamentos amorosos de 2018, que palavra seria?

De 0 a 10, qual a nota que você dá para seus relacionamentos amorosos de 2018?

suas amizades

Suas amizades

Em amizades, vamos identificar a qualidade das suas amizades da sua vida em 2018. Porque você é a média das 5 pessoas com quem está convivendo.

Quais são essas pessoas?

Essas pessoas são as que você realmente gostaria de ter em sua vida?

As suas amizades te suportam e crescem junto com você?

Como você se sentiu com as suas amizades nesse ano?

Se você puder resumir em uma palavra as suas amizades de 2018, que palavra seria?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para suas amizades, qual nota daria?

Por quais motivos?

suas experiências e aventuras de 2018

Suas experiências e aventuras

Ter experiências e aventuras não tem preço. Porque elas fornecem felicidade, alegria. Elas vão te dar memórias que você nunca mais irá se esquecer.

E essas experiências e aventuras não precisam ser caras ou tomar muito tempo. Elas precisam ser marcantes diferentes.

Elas podem ser locais da sua própria região, parques, cachoeiras… experiências não comuns e diferentes.

Quais experiências ou aventuras você teve nesse ano de 2018?


Quais foram as que você mais gostou?


Como você se sentiu com as suas aventuras e experiências nesse ano?


Se você puder resumir em uma palavra as suas experiências de 2018, que palavra seria?


Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para suas experiências e aventuras, qual nota daria? Por quais motivos?

seus ambientes de 2018

Seus ambientes

Em ambientes, nós vamos identificar tudo o que tem na sua vida que te inspira, que te traz felicidade, que te ajuda a viver a melhor vida para você.

Esses ambientes podem ser: sua casa, seu escritório, seu carro, seus objetos pessoais, suas roupas…

Quais foram os melhores ambientes que você viveu nesse ano de 2018?

Se fizer sentido ter um carro para você, que carro você teve nesse ano?

Quais coisas lindas você teve na sua cada?

Quais tipos de roupas você comprou esse ano?

Quais acessórios você incrementou?

Como você se sentiu com os seus ambientes nesse ano?

Se pudesse resumir em uma palavra os ambientes desse ano, que palavra seria?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para os seus ambientes, qual nota daria?

Por quais motivos?

sua saúde e bem estar em 2018

Sua saúde e bem estar

Nosso corpo é um veículo de realização. Quanto mais energia ele tem, mais você consegue realizar.

E o paradoxo é: quanto mais crescemos, ficamos mais ocupadas e temos a tendência de nem querer fazer exercícios.

E quanto mais fazemos exercícios, mais conseguimos fazer e produzir.

Eu sempre tive muita dificuldade para fazer exercícios. Eu sou empreendedora, trabalho por minha conta. Então, sempre tive um grande paradoxo na minha cabeça em relação aos exercícios, porque eu fazia a seguinte relação: se eu fizer exercícios, vou perder o tempo que eu poderia estar trabalhando.

Eu consegui vencer esse paradoxo fazendo exercícios de alta intensidade e baixa duração. Esse método se chama tabata e você não precisa pagar academia, nem nada para fazê-lo. Na sua casa, na sua sala, sem comprar qualquer tipo de equipamento, você consegue fazer esses exercícios.

O que eu quero dizer aqui é: comece a tomar consciência das mentiras que você conta para você mesma, das desculpas… entenda o que você fala para você mesma, que faça sentido ou não, que te impeça de fazer os exercícios ou de comer adequadamente.

Quando eu falo de nutrição, a maior quebra de padrão que eu fiz para mim mesma foi retirar os alimentos industriais e comecei a comer comida de verdade. Se você pegar o hábito de verificar a composição das comidas industriais, você verá que não são nutritivas e muitas das vezes são bem carregadas de açúcar.

Comida de verdade são frutas, verduras, grãos… tudo o que não foi processado. Tudo o que vem direto da terra.

E você?Como você quer que sua aparência seja?

O que é saúde para você?

Como está a sua saúde?

Quais exercícios ou atividades você praticou em 2018?

Com qual frequência você praticou?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua saúde, qual nota daria? Por quais motivos?

suas habilidades em 2018

Suas habilidades

O sistema que eu uso para medir o avanço ou melhoria das minhas habilidades é a regra de pareto, 80-20. Para cada tarefa ou habilidade, eu me comprometo em aprender ou procurar algo mais novo que possa melhorar a sua tarefa e/ou seu conhecimento. E para fazer isso, eu uso apenas 20% do tempo daquela tarefa.

E eu te pergunto, como você conserva o seu crescimento?

O quanto você desenvolveu e cresceu suas habilidades em 2018?


Você cresceu ou ficou estagnado em 2018?

Quais habilidades novas você aprendeu?

Se você pudesse escolher uma palavra para resumir as suas habilidades em 2018, que palavra seria essa?


Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para as suas habilidades, qual nota daria? Por quais motivos?

sua vida espiritual em 2018

Sua vida espiritual

Quando eu falo em vida espiritual, não quero necessariamente dizer religião. Se você é uma pessoa religiosa ou não, a sua vida espiritual pode acontecer da mesma coisa. Ser religiosa ou espiritual não é a mesma coisa.

Mas você pode incluir aqui as suas práticas religiosas.

Em 2018, onde você estava espiritualmente?

O quanto você meditou?

Com qual frequência?

Como você sentiu com as suas práticas espirituais?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua vida espiritual, qual nota daria? Por quais motivos?

sua carreira em 2018

Sua carreira

Quem vive da sua missão, não trabalha um dia se quer. Apenas se diverte.

Você tem trabalhado para sobreviver ou tem vivido da sua missão?

Seu trabalho em 2018 foi uma tortura, ou foi divertido?

Como está a sua carreira?

Como você vê o futuro da sua carreira?

Porque em vive da sua missão, não trabalha um dia se quer. Apenas se diverte.

Se você pudesse escolher uma palavra para resumir a sua carreira em 2018, que palavra seria essa?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua carreira, qual nota daria? Por quais motivos?

sua criatividade em 2018

Sua criatividade

Se você acredita que não é uma pessoa criativa, sinto muito em te dizer que está errada.

Porque a criatividade é como um músculo. Todo mundo tem. Quanto mais você exercita, mais você tem.

A sua criatividade está no seu lado esquerdo do cérebro, ou seja, todo mundo tem. Qualquer tipo de solução de problema, de fazer diferente, de ver soluções, de criar, de cozinhar, de desenhar, de escrever, de dançar.

Ou seja, a criatividade acontece de diversas formas, e eu te pergunto:

Nesse ano de 2018, como foi manifestada a sua criatividade?

Como você praticou essa criatividade?

O que você criou?

O que você fez diferente?

Se você não acredita que seja criativa, o que gostaria de criar, de ser criativa que ainda não é?

Se você pudesse escolher uma palavra para resumir a sua criatividade em 2018, que palavra seria essa?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua criatividade, qual nota daria? Por quais motivos?

sua família em 2018

Sua família

Como você já reparou, eu não trago definições prontas de nenhuma das áreas da sua vida. Pois, como eu disse, o seu jeito é o jeito certo. Só você sabe o que é melhor para você. Então, todas as definições das áreas da sua vida são suas e são únicas.

E falo isso que, por exemplo, família pode ser pai e mãe e seus filhos, como pode ser seus avós, ou seus tios, ou seus amigos. Não faz diferença.

Só interessa o que é importante para você A sua família é aquela que você decidiu dar espaço para que eles vivessem no seu coração.

Em 2018, o que foi família para você?

Quanto tempo você passou com a sua família?

Quais experiências maravilhosas vocês tiveram juntos?

Quais rituais você teve com a sua família?

Se você pudesse escolher uma palavra para resumir a sua família em 2018, que palavra seria essa?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua família, qual nota daria? Por quais motivos?

sua comunidade em 2018

Sua comunidade

O que há de melhor no homem somente desabrocha quando ele se envolve em uma comunidade. Einstein

E dentro da sua comunidade, na comunidade em que você pertence…

Em 2018, qual foi o seu papel dentro dessa comunidade?

O que e como você contribuiu para a sua comunidade?

O que você doou para essa comunidade?

Quais seus talentos você forneceu para a sua comunidade?

Se você pudesse escolher uma palavra para resumir a sua comunidade em 2018, que palavra seria essa?

Nesse ano de 2018, se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 para a sua comunidade, qual nota daria? Por quais motivos?

sua roda da vida em 2018

A sua roda da vida de 2018

Depois que responder todas as perguntas de retrospectivas da roda da vida, teve uma pergunta de notas.

De 0 a 10, qual é a nota que você dá para essa área da vida em 2018?

Abaixo aqui tem uma roda que é chamada a roda da sua vida de 2018. O objetivo dela é que você preencha essa roda com as notas que você deu para área da sua vida.

Essa ferramenta é visual para que você veja como está o equilíbrio da sua vida. Constate se a sua roda da vida está girando, está no fluxo, ou se ela está meio manca.

Entenda também que o objetivo não é a perfeição de uma roda da vida perfeita. Nada disso.

Mas um equilíbrio em que você se sinta bem nas áreas da vida que são relevantes para você.

a história que você conta da sua história

A história que você conta da sua história

As histórias marcam. Fatos contam. História conectam.

Contar histórias ou storytelling é a melhor ferramenta de marketing que existe atualmente.

Se você tem um negócio, é a melhor forma de divulgar seu negócio para se conectar com seus clientes.

Se você não tem, a forma de contar a sua própria história é a melhor forma de curar todas as suas feridas.

Qual é a história que você conta da sua própria história?

o nosso dualismo

O nosso dualismo

Nós somos seres humanos e por natureza somos duais. Somos feitos de corpo matéria e alma energia. Ou que você quiser chamar.

O que eu quero dizer é que esse dualismo está presente em todas as situações da nossa vida.

E é por isso que não existe a tão chamada perfeição. Porque não existe um absoluto. Existem percepções relativas de tudo.

Portanto, o meu grande ponto aqui é: toda situação que você passa em sua vida é negativa e positiva ao mesmo tempo.

Não existe a melhor situação, ou situações perfeitas. Existe a forma em que você olha para as suas situações.

Então, para qualquer situação você pode escolher contar uma boa história dela. Ou você pode sofrer com ela.

A decisão é sua.

Lembre-se que é dentro das nossas maiores dores que aparecem nossas maiores luzes. É dos maiores sofrimentos, das maiores depressões, em que construímos nessas depressões os nossos melhores edifícios.

Dentro de toda dor, existe uma benção.

Vou te dar meu próprio exemplo: a dor da rejeição que tive da minha mãe, me tornou questionadora, desafiadora de regras, não aceitação da realidade que eu vivia. Eu simplesmente eu não aceitava. Eu era revoltada. Era rebelde.

Ou seja, dentro da minha grande dor da falta da minha mãe, eu desenvolvi meu maior talento que é o futurismo, é ser visionária, é questionar as regras, é fazer diferença, é não aceitar as coisas como ela são.

Eu te desafio então, a encontrar dentro das suas maiores dores os seus maiores aprendizados e talentos.

Qual é a história que você conta da sua história?

os seus fracassos

A sua definição de fracasso

E estou falando disso porque é muito importante dar o devido poder à palavra fracasso.

O que é fracasso para você?

Como você se sente quando fracassa em alguma coisa?

Para mim, fracasso é qualquer coisa que não dá certo. E não tem nada de mais com isso.

Errar é humano. Na verdade, é a primeira lei indiana para nós seres humanos: todos nós temos o direito de errar.

Errar é aprender.

Você não precisa se sentir mal por isso. Não é o fim do mundo errar ou fracassar.

Se fizer sentido para você, eu fiz o seguinte, eu tirei todo o peso negativo e emocional da palavra fracasso na minha vida.

Então, quando eu digo que fiz algo errado e fracassei, normalmente eu dou gargalhada. Olha só que merda que eu fiz! hahahahaha

E está tudo bem.

Nós erramos por diversas formas. Entretanto, nós erramos tentando fazer certo.

Todas as nossas ações são intencionalmente positivas. Ou seja, toda ação tem a sua intenção positiva.

Às vezes erramos porque, naquele momento, naquela nossa melhor versão naquele instante, éramos tudo o que tínhamos para fazer.

Agora, o que é melhor para você: não fazer nada ou tentar fazer algo independente se der certo ou não?

Na minha forma de pensar sobre as minhas ações é a seguinte: se eu não estou fracassando é porque eu não estou tentando o suficiente.

E é por isso que em todas as seções das revisões mensais de metas que eu falo sobre quais foram os seus 10 fracassos do mês. Para te inspirar e impulsionar a fazer mais, porque talvez você não esteja tentando o suficiente.

Minha grande intenção positiva é que você tente mais, extravase mais, faça mais…. porque a realização de sonhos é um verbo. E ela precisa de ação

se não dá certo, faça diferente

Se não está dando certo, faça diferente.

Mas Carol e se der errado demais, se tudo o que eu faço não dá certo?

Se você se perguntar isso é porque não aprendeu nada do que eu falei aqui.

Se você só fracassa e nada dá certo, talvez, você não esteja aprendendo com seus erros.

Veja seus erros, aprenda e faça diferente.

Não estou falando que é certo insistir em algo até que dê certo daquela forma. Nada disso.

Estou falando que precisamos tentar, tentar e tentar até que dê certo.

E para cada tentativa é preciso fazer diferente.

Afinal, loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

No planejador, você encontra uma séria de ferramentas para escrever as suas histórias.


Escreva tudo o que vier na sua cabeça. O que aparecer primeiro é a resposta certa.

Depois, leia a sua história que você conta sobre você mesma e entenda como você tem visto a sua própria vida.

Os primeiros passos da sua mudança

Para começar a chamar a mudança de 2019 para que ele seja o melhor ano da sua vida, eu começo fazendo uma matriz de mudanças.

Eu chamo de matriz, mas é simplesmente uma ferramenta visual para que constatar o que eu faço, gosto de fazer e dá resultados.

A MATRIZ DE MUDANÇAS

Essa é a ferramenta matriz de mudanças. Ela é bem simples e muito poderosa.

A grande intenção dela é escrever as minhas atitudes que estão relacionadas com as minhas emoções.

Por exemplo: na primeira parte, é eu faço e gosto. O que eu fiz em 2018 e gostei muito de fazer.

a matriz de mudanças para 2019

Por exemplo, eu adoro conviver com meus amigos e fiz muito isso no ano de 2018.

Pode ser em qualquer área da vida. Escreva o que vier primeiro e busque pelas atividades que você faz e tanto gosta.

Liste o máximo que conseguir.

E por assim vai até o último quadrante que é não faço e não gosto. Um exemplo muito comum desse quadrante é exercícios. Não gosto de fazer e não faço.

Então ficaria assim, eu não fiz exercícios em 2018 e não gosto de fazer.

Eu faço essa matriz de forças para o que eu fiz em 2018 que me marcou. Ela é meu primeiro passo para começar a visualizar o que não deu muito certo de mudar, seja porque não gostei de fazer ou porque não fiz mesmo.

Depois que eu visualizo o que já aconteceu em 2018 é hora de rever o que eu vou manter nesse quadro e o que eu vou começar a mudar.

Esse é o primeiro passo da minha mudança, começar a constatar as pequenas atividades, os detalhes do que eu faço e se eu opto para mudar ou não.

Essa ferramenta é apenas para esquentar os motores porque logo em seguida, eu decido as mudanças em detalhes para cada área da minha vida.

a matriz de mudanças para 2019

E para ajudar nessa mudança, a próxima ferramenta é da roda da mudança.

Em que eu vou analisar para cada área da minha vida o que não funcionou mais a fundo.

Eu faço essa matriz de mudança em dois níveis porque algumas pessoas são mais diretas e uma ferramenta mais enxuta é suficiente.

Mas, se você é como eu, e gostaria de visualizar em detalhes em todas as seções da sua vida para equilibrar toda a sua mudança (ou não mudança), eu recomendo que faça a ferramenta completa.

RODA DAS MUDANÇAS

a matriz de mudanças para 2019

Para cada área da minha vida, que são as mesmas que eu já descrevi acima, eu começo descrevendo o que não funcionou em 2018 e por quais motivos que eu estou insatisfeita.

Objetivos e metas para 2019

Agora vou começar a planejar estrategicamente para a ação.

Vou definir os objetivos, as metas e como você vai rastrear tudo isso para saber se está realmente funcionando.

Metas x Objetivos

A diferença entre metas e objetivos é pífia. Apenas uma sublime diferença: metas são pequenos passos se alcançar um objetivo.

Da mesma forma que os objetivos são pequenos passos para se realizar um sonho.

Uma convenção que não muda nada na sua vida.

Escolha a forma que faz funcionar para você e está tudo certo.

FAZENDO METAS COM A ALMA

O primeiro passo para a realização dos meus objetivos é entender o que esses objetivos realmente significam para mim.

Planos e objetivos e metas super bem detalhadas e bem definidas não funcionam muito bem.

Primeiro: porque a gente não tem controle de nada.

Segundo: o objetivo é fazer metas com o coração.

É que na verdade eu não estou em busca do objetivo em si. Eu estou em busca do sentimento em que faz me sentir bem.

Intenções primárias: se sentir bem.

Esses são os meus desejos do core. Que saem de dentro daminha alma. Que me move ao que eu realmente quero fazer. 

Porque no plano de fundo das resoluções de ano novo, o profundo objetivo é: se sentir bem.

Por exemplos: vamos supor que um dos meus objetivos é trocar de carro. Vamos imaginar que eu quero comprar um super Fusion Titanium.

E está tudo certo. Conforme combinamos, eu estou certa. O coração quer o que ele quer.

Não existe julgamento. Só eu sei o que é melhor para mim.

Voltando ao Fusion…

Quando eu imagino em comprar o Fusion, eu mentalizo que já comprei esse carro. Me imagino dentro dele, dirigindo, indo para os lugares que mais gosto dentro dele. Me imagino saindo dele. Imaginando saindo da minha casa todos os dias e entrando naquele carrão.

Como eu quero me sentir ao comprar esse carro?

Como eu quero se sentir ao dirigir esse carro?

Provavelmente a minha resposta vem coberta de adjetivos do tipo: quero me sentir poderosa, quero me sentir alegre….

E essa é a razão primária pelo qual eu desejo o Fusion, para me sentir poderosa, por exemplo. Esse é o sentimento que eu estou buscando.

E eu estou em busca dele, porque toda as vezes em que eu busco por esse sentimento de poderosa, eu me sinto naturalmente bem.

No caderno de exercícios, tem as ferramentas para fazer suas metas com alma para todas as áreas da sua vida.

Para você colocar todos os sentimentos que está verdadeiramente buscando.

2019 o melhor ano da sua vida 2

Depois, se fizer sentido para você, veja o padrão de repetição dos sentimentos nas áreas da sua vida. Eles se repetem e são bem únicos para cada uma.

O PODER DO 1%

E pode acontecer que, para algumas áreas da minha vida, eu não tenha nenhuma meta para fazer porque eu já estou feliz assim.

E está tudo certo.

Se fizer sentido para você, você pode adicionar 1% de crescimento das metas que não deseja mudar muita coisa.

Por exemplo, se eu faço 1% a mais todos os dias, no final do ano, eu terei crescido 30%. Sendo que, se você deixar de crescer 1% por dia,você perde. Sacou?

Vamos imaginar que eu estou satisfeita com os meus exercícios. Eu caminho todos os dias por 30 minutos. E não gostaria de mudar nada ai.

Está tudo certo.

Então, se eu aplicar 1% em cima de 30 minutos é adicionar 30 segundos a mais todos os dias. Dai, em 2020, eu vou caminhar 31 minutos.

Me entende?

Porque por pequenos passos, eu mantenho meu crescimento e não fico estagnada. E isso vale para qualquer área da minha vida.

OS MAIORES OBJETIVOS

Para continuar o plano de definição de metas, eu posso escolher dentro dessas todas metas a mais importantes.

Ou até as 4 mais importantes.

Se a sua mudança for muito grande ou muito brusca, eu recomendo que você foque em apenas um objetivo. Porque ele pode exigir mais de você.

E onde você foca a sua energia, funciona.

Caso você tenha situações de melhorias, até 4 objetivos centrais podem funcionar.

Para cada objetivo é interessante que você especifique bem esse objetivo, com números, com detalhes, com prazos.

Quanto mais bem definido o que você está buscando, quanto mais claro o destino final, mais rápido você vai chegar lá.

Nessa mesma ferramenta, eu peço para que você divida esse objetivo em 4 partes e coloque datas.

Claro que eu não estou sugerindo uma data para ser definitivamente.

O que eu quero sugerir é que as atividades tenham um dia para começar e para terminar.

Quanto mais você definir de forma sugestiva o seu início,maior é a probabilidade de elas acontecerem.

Crie seus novos hábitos

Quais hábitos nutritivos e centrados, você gostaria de cultivar em 2019?

Não se preocupe com quão difícil é formar esses hábitos. O que vamos fazer aqui é criar uma forma de se lembrar todos os dias do porquê que queremos esses novos hábitos.

Alguns dias, nós faremos todos esses hábitos… Outros dias, nem todos…

E está tudo bem. Estamos indo por progresso, não pela perfeição.

Vamos fazer uma lista de ideias de tudo o que queremos incluir e criar.

Para cada hábito novo que você deseja na sua vida, primeiro entenda o porquê dele. Esse é o primeiro passo para provocar mudanças.

Quando entendemos o porquê das coisas, tudo fica mais fácil e mais claro.

Depois, faça com que cada hábito seja divertido e não uma obrigação. Use as palavras que mais fizerem sentido para você.

Faça seus hábitos serem atingíveis. Se por um acaso ficar difícil de atingir algum novo hábito, pode ser que ele precise ser dividido ou melhorado, ou até mesmo não é o melhor tempo para que ele aconteça.

Quando você sentir aquela empolgação, ao escrever seus novos hábitos, é um ótimo sinal de que você está no caminho certo.

Use palavras positivas. Não escreva o que não quer fazer.

O segredo para que o seu planejamento funcione é fazer seus próprios sistemas.

Esqueça de motivação. A verdade mais verdadeira é que você não precisa dela. Com ou sem motivação, você pode realizar seus planos.

O ponto para realizar é formar os hábitos certos. Porque quando você implanta um hábito, ele se torna automático, você faz essas atividades sem nem pensar sobre elas.

Para isso, comece a verificar como você faz hoje e como você quer mudar.

Faça uma lista, desde antes de fazer a atividade, o durante e o depois.

Depois, entenda dessa lista como você pode modifica-la para implantar um novo hábito.

E teste, teste, teste…. você só vai saber se seu novo hábito funciona se você tentar.

Para iniciar essa implementação de novos hábitos, eu também sugiro que você comece com pequenos ganhos.

Por exemplo, se você quer iniciar uma dieta saudável, é muito difícil mudar toda a sua alimentação por completa de uma vez só.

Que tal, começar a trocar alguns alimentos, deixar alguns industrializados…

Pequenos passos….

O último passo para você fazer novos hábitos é colocar no calendário quando você vai começar, qual a frequência que vai executar e depois a frequência que você vai rastrear o quanto realmente está fazendo.

Não importa muito o app que você vai usar para fazer isso. Ou se vai fazer na agenda.

Não importa.

Importa você ter consciência do seu desempenho.

Portanto, resumindo:

1. Você vai abrir seu hábito atual para entender todos os detalhes de como você funciona com ele.

2.            Você vai definir como será o seu novo hábito.

3.            Você vai implementar pequenas mudanças por vez.

4.            Você vai colocar no seu calendário quando você vai começar e quando você vai rastrear se o que está fazendo está funcionando ou não.

A execução é mais importante do que dicas ou táticas.

Aja agora.

Faça seus objetivos acontecerem

Agora!

A partir de agora, nós vamos fazer a diferença entre sonhar e realizar. Vamos fazer os nossos sonhos se tornarem realidade.

Para isso, é preciso dividir cada objetivo em metas, que nada mais são do que os passos ou pedaços do objetivo principal e colocar no calendário.

Para cada objetivo que você escreveu, coloque uma data para eles.

Tenha certeza de que seus objetivos são agíveis (ou em outras palavras, que você consiga realizá-los).

Primeiro: Divida seu objetivo em pedaços menores, as metas.

Por exemplo, se você quer escrever um livro, você pode dividir esse objetivo em:

  • Escrever um capítulo por vez
  • 200 palavras escritas por dia
  • 2 seções por dia
  • E um data final para finalizar o livro

Adicione datas para cada uma dessas etapas.

4 passos para realizar seus objetivos

  • Torne seu objetivo acionável.
  • Divida em partes menores, que caibam no seu dia a dia.
  • Coloque no calendário.
  • Vá pelo progresso, não pela perfeição.

E se der errado?

Se perdoe! Você tem o direito de errar. Porém, não carregue as mágoas do que não deu certo.

Entenda o aprendizado e bola para frente.

Volte para esse caderno, veja e reveja o que você pode fazer diferente.

Volte a perseguir os seus objetivos.

Conte para seus amigos e família para te ajudar a ir em frente.

Check-in

80% das pessoas não tem objetivo algum.

16% acreditam nos objetivos, mas não os escrevem.

4% escrevem seus objetivos no papel.

Apenas 1% das pessoas anotam seus objetivos e regularmente os revisam.

E esse 1% está dentro das pessoas que mais conquistam.

Então, advinha?

Você vai ser uma dessas. E no final de cada mês, você deixará marcado um encontro com você mesmo. Você vai voltar nesse caderno e vai revisar todas as suas ações e objetivos.

Aqui, você vai manter a contabilidade, o rastreamento e a motivação. E então você será aquele 1% das pessoas que fazem seus sonhos se tornarem realidade.

Eu sugiro que você faça a revisão das suas metas todas as semanas e todos os meses. No planner ou caderno de exercícios, você pode fazer todo esse acompanhamento.

Uma outra coisa, eu mostrei o caminho para que você sonhe alto, faça seus objetivos, divida em metas. Em momento algum eu entrei em detalhes minuciosos.

E, sinceramente, eu nunca consegui fazer um planejamento hiper detalhado que funcionasse. Porque a gente muda de ideia, muda o caminho,aumentam os sonhos…

Se você passa seu tempo planejando demais, você vai passar sua vida toda só planejando.

Portanto, o grande objetivo é: fazer metas com alma. Entender de coração o que você está realmente buscando.

Depois dividir essas metas em alcançáveis por mês. Quando o próximo mês estiver por chegar, dai você planeja para aquele mês.

Quando a semana chegar, você planeja a semana, quando os dias chegarem, você planeja os seus dias no dia anterior.

Essa é a melhor forma que encontrei de planejamento. Para planejar o suficiente e agir.

É sobre progresso, não é sobre perfeição

E para finalizar esse livro, eu deixo a minha melhor mensagem para você.

Lembre-se sempre de que não é sobre perfeição. É sobre progresso. Feito é melhor que perfeito.

Eaí,

qual o conhecimento que você vai levar para ação? Me conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *