fbpx

Ferramenta de valores criativa e crítica | sessão 01 de coaching de carreira para empreendedoras criativas

baixe aí gratuitamente :::

Produtividade para Criativas e Empreendedoras - o guia completo | ebook

coaching de carreira para empreendedoras cheias de alma

Tudo o que existe na sua vida é dado por um significado por você mesma. O Natal por exemplo pode ter um significado bom para você. O dinheiro, talvez, possa ter um significado ruim.

E tudo o que existe em sua volta é porque você atribuiu algum tipo de significado para ele. E nós começamos a colocar significados nas coisas a partir de nossos valores.

Nossos valores são como uma bússola que possuímos dentro do nosso coração que direciona, consciente ou inconsciente, as nossas ações.

Por exemplo, vamos imaginar que meu grande valor seja a honestidade. Então, por exemplo, se eu vou na farmácia e vejo que a pessoa da frente deixou cair dinheiro no chão, eu pego o dinheiro e já devolvo a ela. E eu faço isso sem nem pensar direito.

Isso acontece que um dos meus valores é a honestidade.

O meu maior valor é a verdade | transparência. Eu valorizo muito que a verdade seja dita, mesmo que ela não seja agradável. Ou seja, pessoas que não são muito verdadeiras acabam que me incomodam um pouco.

Eu quero dizer é: não tem nada de errado com essas pessoas, é a minha visão de mundo que é assim. Porque todas as vezes em que não nos sentimos bem com uma pessoa ou com o que ela fala, o problema e a solução está dentro de nós e não na pessoa em si.

Lembre-se de parar com essa infâme ideia de que tem algo de errado com você.

Se uma pessoa me incomoda por falta de verdade, é porque esse é meu valor. Esse problema não é dela, eu que tenho esse valor dentro de mim.

Quando começamos a expandir a nossa consciência de que vemos o mundo como reflexo do nosso interior, começamos a notar que só vemos nos outros o que está dentro de nós.

Aqui já vai um gancho. Por isso, que não faz sentido ficar falando mal dos outros. Porque você não está falando mal de ninguém. Você está falando da parte de você que não concorda com a outra pessoa. Todas as vezes que você acredita que está falando de você, você está falando de você mesmo.

Como você pode usar isso ao seu favor?

Todas as vezes em que você estiver procurando por respostas da sua vida, se imagine dando conselho para alguém. Imagine que uma pessoa muito querida e bem próxima chegou para você e pediu o seu conselho. Observe a sua resposta automática.

Essa é a resposta que você está procurando.

Quer constatar mais essa realidade: comece a reparar nas pessoas à sua volta quando elas estão falando de alguém. Se você conhecer bem essas pessoas, você vai começar a notar rapidamente que elas só estão falando sobre elas. Todos os detalhes, os valores e visões de mundo em relação a ela.

A ferramenta de valores

Depois dessa abordagem filosófica, vamos falar mais sobre os valores. Todas as vezes em que você tiver uma decisão importante para fazer, ou quando precisar entender a melhor forma de começar a pensar sobre um assunto, uma boa ideia é começar pensando sobre o que realmente importa para você.

Essa ferramenta que estou passando para você é baseado no artigo científico da Doutora Ursina Teuscher.  

Como eu sempre digo: as verdades que cercam a sua vida são literalmente as cercas da sua vida. Entender quais são essas verdades vai te ajudar a ter clareza dos seus objetivos.

Para isso, nós vamos criar uma árvore de valores para que você possa pensar criativamente sobre seus valores e também você irá organizar essa árvore para que ela fique em ordem lógica de valores para você.

Antes de continuar, existe um parênteses aqui. Os seus valores não são estáticos e permanentes. Ou seja, não é porque você fez essa ferramenta, identificou e clareou seus valores que eles vão ser assim para o resto da vida. Nada disso.

Seus valores são dinâmicos. Eles podem variar na sua vida. Na minha vida, o último episódio em que houve uma movimentação drástica de valores e que eu até me senti um pouco perdida com a nova organização de valores, foi no nascimento do meu filho. Algumas coisas, como segurança financeira, que não fazia parte da minha árvore começaram a fazer.

Estou dizendo isso porque, sempre que as coisas começarem a perder o sentido para você, você pode refazer essa ferramentas de valores para entender se houve alguma alteração e se isso te ajuda a dar novos significados para a sua vida atual.

Vários aspectos fazem a árvore de valores uma poderosa técnica para explorar objetivos e valores. A árvore introduz um modo visual para as questões que podem ter sido pensados somente em modo verbal, e une aspectos, pensamentos e perspectivas separados a uma única representação visual. Isso por trazer muita clareza, pode estimular pensamentos criativos e pode fomentar uma comunicação construtiva. Para criar essa árvore de valores, nós seguimos os seguintes passos: [Andreson, 2002]

#01 Pesquisa inicial

Comece uma chuva de ideias de todos os seus valores, tudo o que está na esfera da sua decisão: seus objetivos, suas metas, o que você quer ou não quer, o que faz você feliz, o que te dá um medinho.

Inclua tudo o que é relevante para a sua decisão. Escreva todos os valores nos post-it, ou se preferir, coloque tudo em uma folha branca.

Perguntas que não querem calar para ajudar a extrair os seus valores:

Quais são as coisas importantes para a minha decisão?

Quais são as coisas que realmente eu me importo?

Pelo o que, eu estou procurando?

O que eu quero?

Quais são as minhas intenções, paixões, alegrias, sonhos?

O que me faz feliz?

O que me dá medo?

#02 Coloque os valores para cada aspecto da sua vida

Para cada área da sua vida, coloque a sua série de valores, interesses e preocupações que são relevantes para a sua decisão:

Relacionamentos amorosos

Amizades

Aventuras e experiências

Ambientes

Saúde e bem estar

Vida intelectual

Habilidades

Vida espiritual

Carreira

Criatividade

Família

Comunidade

Essas são as áreas que eu gosto de trabalhar. Mas você tirar ou dividir ou acrescentar quantas áreas da sua vida que forem relevantes para você.

Ao redor de cada uma dessas áreas, portanto, você vai definir uma série de valores para cada uma delas.

#03 Organize em ordem de prioridade

Para cada área, organize todos os valores em ordem de prioridade para você.

A evidência dos benefícios ao usar essa ferramenta de valores

Essa ferramenta da árvore de valores nos ajuda a pensar criativamente sobre todos os nossos valores em vários aspectos da nossa vida e depois ela nos ajuda a pensar criticamente através da organização deles.

O objetivo dela é trazer a consciência do significado dos seus valores fundamentais e como eles vão te ajudar a ter uma decisão crítica para realizar seus objetivos.

Estudos mostraram que ao construir a sua árvore de valores com hierarquia, isso te leva a processar seu pensamento com mais informação, a ter soluções mais específicas e suas decisões serão mais satisfatórias.

Clique aqui para baixar a ferramenta de valores.